terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Rússia (em russo Росси́я, Rossiia), Federação Russa ou ainda Federação da Rússia (em russo Росси́йская Федера́ция, Rossiiskaia Federatsiia) é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa.A Rússia é territorialmente o maior país do mundo pois tem a maior área total - 20 100 500 km².

Em termos populacionais, o país tem a setima maior população do mundo, com mais de 152 milhões de habitantes, apresentando uma baixa densidade populacional.A Rússia faz fronteira com catorze países (seguindo o sentido contrário dos ponteiros do relógio a partir do ponto mais a norte): a Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), a Estónia, a Letónia (294 km), a Bielorussia(959 km), a Lituânia (227 km através do exclave de Kaliningrado), a Polónia (206 km através do exclave de Kaliningrado), a Ucrânia (1576 km), a Geórgia (723 km), o Azerbaijão (284 km), o Cazaquistão (6846 km), a China (3645 km), a Mongólia (3441 km) e a Coreia do Norte (19 km) totalizando 19533 km de fronteiras terrestes.O país também está próximo dos Estados Unidos da América (estado do Alasca), Suécia e Japão, dos quais se separam por trechos de mar relativamente curtos (o estreito de Bering, o mar Báltico e o estreito de La Pérouse, respectivamente).

Faz parte ainda do território russo, além da porção metropolitana continental, o exclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zembla, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangell.

Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as Ilhas Comandante. A capital da federação é a cidade de Moscovo (no Brasil denominada Moscou).Além da capital, outras cidades importantes são São Petersburgo, Vladivostok, Rostov, Novosibirsk, entre outras.

A economia russa é das mais ricas do mundo e em constante crescimento graças às exportações de petróleo, gás natural etc.O país possui uma história longa e marcante que influenciou o destino do mundo e serviu de referência a escritores, compositores musicais, e, recentemente, realizadores de cinema.

Economia rica e em constante crescimento, a Rússia faz parte do G8 e é umas das principais fornecedoras de energia para a Europa, nomeadamente, a Ucrânia, a Polónia e a Bielorússia.Contudo, existem muitos problemas a serem resolvidos: o crime organizado, a corrupção, a pobreza em certas regiões e a suposta falta de liberdade de expressão.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008





Federação da Russia


(Bandeira)


(Brasão)

Lema: nenhum

Hino nacional: Государственный гимн Российской Федерации

Gentílico: Russo/Russa

Capital:
MoscovoPE(MoscouPB)
Coordenadas da capital:
55°45′N 37°37′L55° 46' 00" N 37° 40' 00" E

Cidade mais populosa :
MoscovoPE(MoscouPB)

Língua oficial :
RussoOutras 31 línguas são co-oficiais

Governo :
República Federal

- Presidente :
Vladimir Putin
- Primeiro-ministro :
Victor Zubkov

Independência :
- Declarada a
12 de Junho de 1990
- Concluída :

25 de Dezembro de 1991

Área :- Total
17.075.400 km²

- Água (%) :
13

População :
- Estimativa de 2006:
152'754'000 hab.
- Censo 2002:
155'274'019
- Urbana :
105'100'000 hab.
- Densidade :
8,3 hab./km²
PIB (base PPC) :
Estimativa de 2006
- Total:
$1.727 USD - Per capita
$11 041 USD IDH (2007) :
0,802 – elevado

- Esper. de vida:
67.08 anos

- Mort. infantil:
11.06/mil nasc.
Moeda :
Rublo (RUB)
Fuso horário:
(UTC+2 to +12)
- Verão (DST) :
(UTC+3 to +13)

Clima :
continental e ártico

Org. internacionais :
ONU, CEI

Cód. ISO :
RUS

Cód. Internet:
.ru

Cód. telef.:
+7

Website governamental :
http://www.gov.ru/
Exemplo de vários copos


Tradicional copo para beber vodka
Simbolo da Federação Russa de Futebol

terça-feira, 15 de janeiro de 2008


RUSSIA - GASTRONOMIA
A gastronomia da Rússia e Ucrânia é realmente maravilhosa, com uma grande variedade de ingredientes e sabores e uma preparação muito cuidada. Atualmente, devido ao grave problema econômico que sofrem os restaurantes, têm problemas para abastecerem-se das matérias primas para cozinhar, mas ainda assim, podem desfrutar de uma boa comida num bom ambiente acolhedor.
A gastronomia da Rússia sabe misturar o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos de digestão pesada, nem de sabor picante, mas a mistura de sabores agridoces é realmente magistral.
Os habitantes da CEI costumam comer fartos desjejuns, nos que junto à tradicional papilla de sémola, kasa e o delicioso iogurte, pode-se encontrar carne, peixe e ovos; para beber café, chá e leite. Dependendo do trabalho, a comida principal pode ser feita ao meio dia ou pela noite, porém em qualquer caso, pode considerar-se um autêntico banquete. Para começar, as famosas entradas entre os que não faltarão o caviar e os blimis, tortas de milho, com arenques em uma molho de nata azeda, estes por si só, já poderiam servir de comida completa para um europeu, mas para um russo, simplesmente um aperitivo. Depois se servem as densas sopas, prove a de beterraba e a de verduras, são deliciosas. Na continuação os pratos fortes. Em relação a carnes pode-se desfrutar de bovino, novilho, vitela, enquanto que a caça tem uma preparação excelente com molhos maravilhosos de sabores suaves que compensam perfeitamente o sabor das perdizes e faisões. Em respeito aos peixes, o salmão e o esturião são os mais conhecidos, mas também encontram-se variedades de peixes de água doce de sabor maravilhoso. Como pratos típicos de peixe destacam o relheno, ao papilloteou em gelatina, embora seja comido assado, não se sentirá defraudado. Como sobremesa pode comer queijos, como o tvorog, uma espécie de requeijão ou o zelenyisyr, queijo verde muito picante, cremosos iogurtes, tortas, mousses gelados elaborados artesanalmente que destacam-se pela sua variedade.

Bebidas
Para acompanhar esta abundante comida se costuma beber vodka muito fria, kvas, uma espécie de cerveja doce feita de malta de cevada, centeio e muito açúcar. Se você prefere o vinho encontrará excelentes espumosas, conhecida como sampanskoe. Também pode-se beber a cerveja local. Como licores destacam o conhaque armênio, a nevoduja, aguardente envelhecida com álcool e vodkas de ervas, limão ou vinhos antigos. O café russo é de boa qualidade e pode –se comer, como o irlandês somente que no lugar de whisky se acrescenta vodka. O chá é feito com uma colherada de geléia de framboesa que lhe dá um sabor muito especial.

Onde Comer

Se decidir ir jantar em um restaurante é necessário que tenha em conta o seguinte: há que fazer reserva para poder desfrutar da mesa tanto tempo que deseje e ter muita paciência pois pode esperar bastante tempo até conseguir sentar-se para desfrutar dos estupendos manjares. Em troca receberá um excelente serviço enquanto saboreia a comida que estará amenizada na maioria dos restaurantes, por uma orquestra de qualidade. Lembre-se que costumam fechar às 24 horas e, não esqueça de deixar uma gorjeta de 5% a 10% do total da factura se ficou plenamente satisfeito. Não é obrigatório, mas é habitual.

Restaurantes em Moscovo

Evropejskiy zail, ¼ Teatralny Projezd, no Hotel Metropol Intercontinental. Excelente cozinha russa em um ambiente acolhedor.

Russkiy zal, 12 Nabereznaja Krasno presnenskaja, no Hotel Mezduna rodnaja. Serviço impecável em um entorno muito agradável. Cozinha russa.

Danilovskiy, Velikiy Danilvskiy Ulitsa. Situado no interior de um mosteiro com especialidades russas muito bem preparadas.

Savoy, 3 Ulitsa Rozhdestvenka, no Hotel Savoy Moscou. Comida russa e internacional em um ambiente distinguido.

Grande Imperial, 9/5 Gagarinsky Pereulok. A melhor cozinha russa acompanhada de vinhos franceses.

Baltschug, 1 Ulitsa Balchug. Pode-se comer à carta ou em buffet a preços assesiveis.
Glazur, 12 Smolensky Bulvar. Cozinha russa em um ambiente muito elegante.

Russiam Club Zabava, 7 Voznesensky Pereulok. A melhor cozinha russa amenizada por atuações tradicionais.

Serebryanny Vyek, 3 Teatralny Proezd. Cardápio de mais de 200 pratos de cozinha russa com o "Ryumersky Pie", favorito do Zar Nicolás II, como especialidade.

Danilovsky, 5 Bolshoy Starodanilovsky Pereulok. cozinha tradicional russa em salões belamente decorados.

Le Romanoff, 1 Ulitsa Balchug. Sua cozinha mistura a cozinha russa mais moderna com os pratos mais tradicionais.

Aragvj Aparbu, 6 Ulitsa Tverskaya. Pratos tradicionais georgianos amenizados por música folclórica.

Restaurantes em São Petersburgo
São Petersburg, 5 Nabereznaja Kanal Griboedov. Cozinha russa amenizada com actuações musicais.

Na Fontanke, 77 Fontanka Nabereznaja. Especialidades russas em um ambiente realmente acolhedor.

Troika, 27 Zagorodny Prospekt. Jantar amenizado por actuações tradicionais russas.

Metropol, 22 Sadovaya Ulitsa. É o restaurante mais antigo da cidade especializado em cozinha russa.

Kafe Literaturnoje, 18 Nevskiy Prospekt. Pode-se desfrutar da excelente cozinha russa amenizadas por orquestras ou recitais de poesía. Os moços vestem trajes do século XIX.

Austeria, Ioannovsky Ravelin. Cardápio em russo.

Neva, 46 Nevsky Prospekt. A melhor cozinha russa com espetáculos de variedades.

Nevsky, 71 Nevsky Prospekt. cozinha russa.

Okolitsa, 15 Primorsky Prospekt. Especialidades russas em um entorno tradicional.

Kalinka, Syézdovskaya Líniya, Vasilevski ostrov 9. Cozinha tradicional russa.

Petrovski, Amarradero da Fortaleza de Pedro e Pablo. Pratos russos amenizados por uma orquestra.

Vóljov, Liteini prospekt, 28. Tem como especialidade o Vóljov, prato de carne com bolo de folhado servido em pote.

U prichala, Vasílevski ostrov, Bolshoi porspekt, 91. Cozinha de tempos de Pedro I em um local decorado com o estilo do século XVIII.

Vestuário
Tradicional
Russo

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Os Feriados e Tradições Russas

Desde tempos imemoriais cada feriado na Rússia tem suas próprias e peculiares cerimônias, tradições e canções. Nem todos os feriados estão relacionados com o Cristianismo, pois as mais antigas cerimônias tem suas origens num passado remoto, nos tempos do paganismo. O Cristianismo aboliu as cerimônias pagãs*, entretanto muitas tradições foram preservadas na forma de alegres festejos como Kolyadki, Maslyanitsa, Páscoa,Colina Vermelha, Ivan Kupalo, Troitsa, Spas.

O Natal Ortodoxo

Pedro, o Grande, um notável monarca russo, introduziu muitas mudanças na vida e no calendário russo. Por exemplo, o Natal, que ainda continua sendo um dos mais cristãos dos feriados russos, não é celebrado no dia 25 de Dezembro e sim em 7 de Janeiro, em concordância com o calendário russo.

Kolyadki

Os festejos e alegres dias do Natal são chamados yule-tide na Rússia . Não há nenhum outro feriado celebrado em concordância com tão específicas tradições, cerimônias, etc. Uma das cerimônias é chamada Kolyadki, onde se deseja Saúde e Felicidade para todas as pessoas. Durante a cerimônia a escultura de uma mulher é feita de neve, com nariz de cenoura, olhos de ameixas e dentes de feijões verdes. Lady Kolyada se apresenta para felicitar as pessoas e lhes desejar um bom divertimento e é acompanhadas por alguns pacientes astros. Eles cantam e dançam na neve, em círculo, segurando tochas e empurram a Roda festiva.

Maslyanitsa

No final do inverno, a Semana da Panqueca começa logo após Lent, também chamada de " Semana do Queijo" . Histórias cristãs contam que aqueles foram realmente "maus" dias no passado. As pessoas usavam roupas divertidas e máscaras. Algumas vezes homens usavam roupas de mulher e vice e versa. Aquele " Baile de Máscaras" deu início à um alegre festival, onde boa comida e muito vinho era consumido. Um enorme boneco de palha era queimado simbolizando com isto o final do inverno. Aqueles festejos era uma das mais divertidas formas de manter as pessoas aquecidas nos frios dias do inverno. Tsares e Príncipes se divertiam bastante. Hoje em dia, apresentações especiais fazem parte da Semana da Panqueca.
Durante toda a semana as pessoas preparam as panquecas que são servidas com mel, caviar,creme de leite fresco e manteiga. Na Rússia, a semana da panqueca é chamada de Maslyanitsa, que quer dizer manteiga, em Português. Significa que variados alimentos, incluindo a manteiga, podem ser saboreados antes que Lent chegue.A semana da panqueca pode ser dividida em três partes: reunião da Maslyanitsa, na Segunda Feira, Abertura da Maslyanitsa ( ou o ápice dos festejos), na Quinta Feira e o último dia, o dia do adeus, que acontece no Domingo de manhã.

Páscoa

Como em todo país cristão, o feriado de Páscoa é também celebrado na Rússia. Bolos especias de Páscoa são feitos. Na véspera, eles são vendidos em todas as confeitarias.Além disso, Paskha ( uma rica mistura de requeijão cremoso, manteiga e passas) é também preparado. Os ovos de Páscoa ( ovos mesmo ) tem significados específicos e é um tradicional presente dado aos amigos e parentes como uma saudação. Há um provérbio que diz que uma vez que você lava seu rosto com a água onde foi cozido o ovo, você será sempre saudável e bonito; o fogo morrerá, se você atirar nele os ovos, etc. Na Páscoa, as pessoas costumam visitar seus parentes e o tradicional cumprimento, traduzido do russo, é:
" Cristo está vivo" e a resposta é : " Cristo está verdadeiramente vivo"....

Colinas Vermelhas

O primeiro Domingo depois da Páscoa, é um feriado chamado Colinas Vermelhas. Esse dia é considerado o melhor para casamentos. No passado, as pessoas davam as Boas Vindas à primavera durante esse feriado, como se a convidassem para suas casas. As primeiras folhas verde nas árvores eram geralmente encontradas enquanto se cantava e dançava ao redor delas.

Ivan Kupalo

Em países ortodoxos, assim como em toda a Europa, as pessoas celebram o Feriado de São João Batista. Na Rússia, esse feriado é chamado de Ivan Kupalo. Tudo nesse feriado se relaciona com a água. No passado, moças e rapazes costumavam nadar nos rios até tarde da noite, ascendiam fogueiras e, de mãos dadas, pulavam sobre o fogo. Se depois de pular eles ainda estivessem de mãos dadas, era considerado um bom sinal que dizia que o casamento estava perto.

Troitsa

O feriado chamado " Troitsa " é amplamente celebrado na Rússia. As casas são geralmente decoradas com ramas de feijão verde. As roupas das garotas são colocadas nas bétulas e começam as canções e danças ao redor da árvore. As guirlandas feitas com galhos e flores de bétula são colocadas dentro d´água para advinhações.

Spas

Em Agosto, o último mês do verão, quando os campos são semeados, celebra-se três feriados chamados " Spas". O primeiro spas é chamado Spas Mel ( 14 de Agosto ); o segundo é chamado de Spas Maçã ( 19 de Agosto ) e o terceiro de Spas Nóz ( 29 de Agosto ).
Spas traz o orvalho para os campos e prados. No primeiro Spas, o mel é coletado, no segundo se colhe frutas frescas e no terceiro, castanhas.

Oportunidades Turísticas

Os russos ainda celebram esses antigos e tradicionais feriados em muitas regiões rurais. Os moradores das cidades também se lembram daqueles feriados e de algum modo, tentam manter as velhas tradições. Informe seu agente de viagens que você gostaria de assistir os feriados mais antigos e tradicionais e arranjos poderão ser feitos nos dias de sua visita à Rússia. Muitos turistas aproveitam essa oportunidade e têm uma boa chance de admirar a beleza e o peculiar espírito da cultura russa.