terça-feira, 15 de janeiro de 2008


RUSSIA - GASTRONOMIA
A gastronomia da Rússia e Ucrânia é realmente maravilhosa, com uma grande variedade de ingredientes e sabores e uma preparação muito cuidada. Atualmente, devido ao grave problema econômico que sofrem os restaurantes, têm problemas para abastecerem-se das matérias primas para cozinhar, mas ainda assim, podem desfrutar de uma boa comida num bom ambiente acolhedor.
A gastronomia da Rússia sabe misturar o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos de digestão pesada, nem de sabor picante, mas a mistura de sabores agridoces é realmente magistral.
Os habitantes da CEI costumam comer fartos desjejuns, nos que junto à tradicional papilla de sémola, kasa e o delicioso iogurte, pode-se encontrar carne, peixe e ovos; para beber café, chá e leite. Dependendo do trabalho, a comida principal pode ser feita ao meio dia ou pela noite, porém em qualquer caso, pode considerar-se um autêntico banquete. Para começar, as famosas entradas entre os que não faltarão o caviar e os blimis, tortas de milho, com arenques em uma molho de nata azeda, estes por si só, já poderiam servir de comida completa para um europeu, mas para um russo, simplesmente um aperitivo. Depois se servem as densas sopas, prove a de beterraba e a de verduras, são deliciosas. Na continuação os pratos fortes. Em relação a carnes pode-se desfrutar de bovino, novilho, vitela, enquanto que a caça tem uma preparação excelente com molhos maravilhosos de sabores suaves que compensam perfeitamente o sabor das perdizes e faisões. Em respeito aos peixes, o salmão e o esturião são os mais conhecidos, mas também encontram-se variedades de peixes de água doce de sabor maravilhoso. Como pratos típicos de peixe destacam o relheno, ao papilloteou em gelatina, embora seja comido assado, não se sentirá defraudado. Como sobremesa pode comer queijos, como o tvorog, uma espécie de requeijão ou o zelenyisyr, queijo verde muito picante, cremosos iogurtes, tortas, mousses gelados elaborados artesanalmente que destacam-se pela sua variedade.

Bebidas
Para acompanhar esta abundante comida se costuma beber vodka muito fria, kvas, uma espécie de cerveja doce feita de malta de cevada, centeio e muito açúcar. Se você prefere o vinho encontrará excelentes espumosas, conhecida como sampanskoe. Também pode-se beber a cerveja local. Como licores destacam o conhaque armênio, a nevoduja, aguardente envelhecida com álcool e vodkas de ervas, limão ou vinhos antigos. O café russo é de boa qualidade e pode –se comer, como o irlandês somente que no lugar de whisky se acrescenta vodka. O chá é feito com uma colherada de geléia de framboesa que lhe dá um sabor muito especial.

Onde Comer

Se decidir ir jantar em um restaurante é necessário que tenha em conta o seguinte: há que fazer reserva para poder desfrutar da mesa tanto tempo que deseje e ter muita paciência pois pode esperar bastante tempo até conseguir sentar-se para desfrutar dos estupendos manjares. Em troca receberá um excelente serviço enquanto saboreia a comida que estará amenizada na maioria dos restaurantes, por uma orquestra de qualidade. Lembre-se que costumam fechar às 24 horas e, não esqueça de deixar uma gorjeta de 5% a 10% do total da factura se ficou plenamente satisfeito. Não é obrigatório, mas é habitual.

Restaurantes em Moscovo

Evropejskiy zail, ¼ Teatralny Projezd, no Hotel Metropol Intercontinental. Excelente cozinha russa em um ambiente acolhedor.

Russkiy zal, 12 Nabereznaja Krasno presnenskaja, no Hotel Mezduna rodnaja. Serviço impecável em um entorno muito agradável. Cozinha russa.

Danilovskiy, Velikiy Danilvskiy Ulitsa. Situado no interior de um mosteiro com especialidades russas muito bem preparadas.

Savoy, 3 Ulitsa Rozhdestvenka, no Hotel Savoy Moscou. Comida russa e internacional em um ambiente distinguido.

Grande Imperial, 9/5 Gagarinsky Pereulok. A melhor cozinha russa acompanhada de vinhos franceses.

Baltschug, 1 Ulitsa Balchug. Pode-se comer à carta ou em buffet a preços assesiveis.
Glazur, 12 Smolensky Bulvar. Cozinha russa em um ambiente muito elegante.

Russiam Club Zabava, 7 Voznesensky Pereulok. A melhor cozinha russa amenizada por atuações tradicionais.

Serebryanny Vyek, 3 Teatralny Proezd. Cardápio de mais de 200 pratos de cozinha russa com o "Ryumersky Pie", favorito do Zar Nicolás II, como especialidade.

Danilovsky, 5 Bolshoy Starodanilovsky Pereulok. cozinha tradicional russa em salões belamente decorados.

Le Romanoff, 1 Ulitsa Balchug. Sua cozinha mistura a cozinha russa mais moderna com os pratos mais tradicionais.

Aragvj Aparbu, 6 Ulitsa Tverskaya. Pratos tradicionais georgianos amenizados por música folclórica.

Restaurantes em São Petersburgo
São Petersburg, 5 Nabereznaja Kanal Griboedov. Cozinha russa amenizada com actuações musicais.

Na Fontanke, 77 Fontanka Nabereznaja. Especialidades russas em um ambiente realmente acolhedor.

Troika, 27 Zagorodny Prospekt. Jantar amenizado por actuações tradicionais russas.

Metropol, 22 Sadovaya Ulitsa. É o restaurante mais antigo da cidade especializado em cozinha russa.

Kafe Literaturnoje, 18 Nevskiy Prospekt. Pode-se desfrutar da excelente cozinha russa amenizadas por orquestras ou recitais de poesía. Os moços vestem trajes do século XIX.

Austeria, Ioannovsky Ravelin. Cardápio em russo.

Neva, 46 Nevsky Prospekt. A melhor cozinha russa com espetáculos de variedades.

Nevsky, 71 Nevsky Prospekt. cozinha russa.

Okolitsa, 15 Primorsky Prospekt. Especialidades russas em um entorno tradicional.

Kalinka, Syézdovskaya Líniya, Vasilevski ostrov 9. Cozinha tradicional russa.

Petrovski, Amarradero da Fortaleza de Pedro e Pablo. Pratos russos amenizados por uma orquestra.

Vóljov, Liteini prospekt, 28. Tem como especialidade o Vóljov, prato de carne com bolo de folhado servido em pote.

U prichala, Vasílevski ostrov, Bolshoi porspekt, 91. Cozinha de tempos de Pedro I em um local decorado com o estilo do século XVIII.

Sem comentários: