terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Os Feriados e Tradições Russas

Desde tempos imemoriais cada feriado na Rússia tem suas próprias e peculiares cerimônias, tradições e canções. Nem todos os feriados estão relacionados com o Cristianismo, pois as mais antigas cerimônias tem suas origens num passado remoto, nos tempos do paganismo. O Cristianismo aboliu as cerimônias pagãs*, entretanto muitas tradições foram preservadas na forma de alegres festejos como Kolyadki, Maslyanitsa, Páscoa,Colina Vermelha, Ivan Kupalo, Troitsa, Spas.

O Natal Ortodoxo

Pedro, o Grande, um notável monarca russo, introduziu muitas mudanças na vida e no calendário russo. Por exemplo, o Natal, que ainda continua sendo um dos mais cristãos dos feriados russos, não é celebrado no dia 25 de Dezembro e sim em 7 de Janeiro, em concordância com o calendário russo.

Kolyadki

Os festejos e alegres dias do Natal são chamados yule-tide na Rússia . Não há nenhum outro feriado celebrado em concordância com tão específicas tradições, cerimônias, etc. Uma das cerimônias é chamada Kolyadki, onde se deseja Saúde e Felicidade para todas as pessoas. Durante a cerimônia a escultura de uma mulher é feita de neve, com nariz de cenoura, olhos de ameixas e dentes de feijões verdes. Lady Kolyada se apresenta para felicitar as pessoas e lhes desejar um bom divertimento e é acompanhadas por alguns pacientes astros. Eles cantam e dançam na neve, em círculo, segurando tochas e empurram a Roda festiva.

Maslyanitsa

No final do inverno, a Semana da Panqueca começa logo após Lent, também chamada de " Semana do Queijo" . Histórias cristãs contam que aqueles foram realmente "maus" dias no passado. As pessoas usavam roupas divertidas e máscaras. Algumas vezes homens usavam roupas de mulher e vice e versa. Aquele " Baile de Máscaras" deu início à um alegre festival, onde boa comida e muito vinho era consumido. Um enorme boneco de palha era queimado simbolizando com isto o final do inverno. Aqueles festejos era uma das mais divertidas formas de manter as pessoas aquecidas nos frios dias do inverno. Tsares e Príncipes se divertiam bastante. Hoje em dia, apresentações especiais fazem parte da Semana da Panqueca.
Durante toda a semana as pessoas preparam as panquecas que são servidas com mel, caviar,creme de leite fresco e manteiga. Na Rússia, a semana da panqueca é chamada de Maslyanitsa, que quer dizer manteiga, em Português. Significa que variados alimentos, incluindo a manteiga, podem ser saboreados antes que Lent chegue.A semana da panqueca pode ser dividida em três partes: reunião da Maslyanitsa, na Segunda Feira, Abertura da Maslyanitsa ( ou o ápice dos festejos), na Quinta Feira e o último dia, o dia do adeus, que acontece no Domingo de manhã.

Páscoa

Como em todo país cristão, o feriado de Páscoa é também celebrado na Rússia. Bolos especias de Páscoa são feitos. Na véspera, eles são vendidos em todas as confeitarias.Além disso, Paskha ( uma rica mistura de requeijão cremoso, manteiga e passas) é também preparado. Os ovos de Páscoa ( ovos mesmo ) tem significados específicos e é um tradicional presente dado aos amigos e parentes como uma saudação. Há um provérbio que diz que uma vez que você lava seu rosto com a água onde foi cozido o ovo, você será sempre saudável e bonito; o fogo morrerá, se você atirar nele os ovos, etc. Na Páscoa, as pessoas costumam visitar seus parentes e o tradicional cumprimento, traduzido do russo, é:
" Cristo está vivo" e a resposta é : " Cristo está verdadeiramente vivo"....

Colinas Vermelhas

O primeiro Domingo depois da Páscoa, é um feriado chamado Colinas Vermelhas. Esse dia é considerado o melhor para casamentos. No passado, as pessoas davam as Boas Vindas à primavera durante esse feriado, como se a convidassem para suas casas. As primeiras folhas verde nas árvores eram geralmente encontradas enquanto se cantava e dançava ao redor delas.

Ivan Kupalo

Em países ortodoxos, assim como em toda a Europa, as pessoas celebram o Feriado de São João Batista. Na Rússia, esse feriado é chamado de Ivan Kupalo. Tudo nesse feriado se relaciona com a água. No passado, moças e rapazes costumavam nadar nos rios até tarde da noite, ascendiam fogueiras e, de mãos dadas, pulavam sobre o fogo. Se depois de pular eles ainda estivessem de mãos dadas, era considerado um bom sinal que dizia que o casamento estava perto.

Troitsa

O feriado chamado " Troitsa " é amplamente celebrado na Rússia. As casas são geralmente decoradas com ramas de feijão verde. As roupas das garotas são colocadas nas bétulas e começam as canções e danças ao redor da árvore. As guirlandas feitas com galhos e flores de bétula são colocadas dentro d´água para advinhações.

Spas

Em Agosto, o último mês do verão, quando os campos são semeados, celebra-se três feriados chamados " Spas". O primeiro spas é chamado Spas Mel ( 14 de Agosto ); o segundo é chamado de Spas Maçã ( 19 de Agosto ) e o terceiro de Spas Nóz ( 29 de Agosto ).
Spas traz o orvalho para os campos e prados. No primeiro Spas, o mel é coletado, no segundo se colhe frutas frescas e no terceiro, castanhas.

Oportunidades Turísticas

Os russos ainda celebram esses antigos e tradicionais feriados em muitas regiões rurais. Os moradores das cidades também se lembram daqueles feriados e de algum modo, tentam manter as velhas tradições. Informe seu agente de viagens que você gostaria de assistir os feriados mais antigos e tradicionais e arranjos poderão ser feitos nos dias de sua visita à Rússia. Muitos turistas aproveitam essa oportunidade e têm uma boa chance de admirar a beleza e o peculiar espírito da cultura russa.

Sem comentários: